• Curso de Extensão de Medidas Protetivas e Enfrentamento do Trabalho Infantil
  • Período de inscrição encerrado.
Informações

Objetivo:

Qualificar profissionais da rede socioassistencial para o enfrentamento do trabalho infantil, a partir da análise e compreensão da legislação protetiva nacional e internacional sobre o tema, compreendendo as idades para o trabalho, piores formas de trabalho infantil, aprendizagem, sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente. Discutir propostas de ações para o enfrentamento do trabalho infantil, a partir da atuação integrada, em rede, visando ao aperfeiçoamento e maior efetividade na proteção integral da criança e do adolescente no que se refere ao Trabalho Infantil.

 

Ementa:

Trabalho infantil como violação de direitos humanos.

Concepção: conceitos, dimensões: históricas culturais e sociais. Causas, consequências e impactos socioeconômicos. Tipos de Trabalho Infantil: no âmbito familiar, doméstico, em benefício de terceiro, “por conta própria”, artístico, desportivo. Piores formas de trabalho infantil –Lista TIP (escravidão, trafico e exploração sexual comercial). Estudos de caso.

Normatizações brasileiras e internacionais. Convenções internacionais. A Constituição Federal (CF) de 1988. Princípio da proteção integral e prioridade absoluta. Estatuto da Criança e do Adolescente. Outros princípios fundamentais. Idade mínima para o trabalho (CF, Consolidação das Leis Trabalhistas/CLT, Convenção 138 e 182 da Organização Internacional do Trabalho/OIT). Aprendizagem.

PETI - Programa de Erradicação de Trabalho Infantil.

Implementação, histórico e Redesenho do Programa no Sistema Único de Assistência Social – SUAS (fluxos e Protocolos). Os cinco eixos estruturantes do PETI: I- Informação e Mobilização, II- Identificação, III- Proteção Social, IV- Defesa e Responsabilização, V-Monitoramento. As Ações Estratégicas do PETI – AEPETI. Atuação da rede socioassistencial. Medidas de proteção. Sistema de Garantia e Defesa de direitos da criança e do adolescente SGD. Órgãos e atribuições. .

 

Público-alvo:

Profissionais da rede socioassistencial e profissionais atuantes na defesa da garantia e direitos de crianças e adolescentes.


Período de inscrição:

De 21/06/2017 a 01/08/2017.


Local de realização do curso:

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH UFMG, Campus Pampulha.


Horário: 

Sexta-feira (04/08/2017) das 19h às 22h30min.

Sábado (05/08/2017) das 09h às 12h30min e das 13h30min às 18h.

 

Investimento:

1ª Opção: R$280,00 em parcela única. O boleto será gerado ao finalizar a inscrição, podendo ser retirado posteriormente no link: http://ipead.conveniar.com.br/Eventos/Default.aspx, acessado com login e senha cadastrado no ato da inscrição.

2ª Opção: 02 x R$160,00, sendo a primeira parcela à vista e a segunda parcela com vencimento  em 01/08/2017. O boleto da primeira parcela será gerado ao finalizar a inscrição. O boleto da segunda parcela estará disponível em até 48 horas no link: http://ipead.conveniar.com.br/Eventos/Default.aspx, acessado com login e senha cadastrado no ato da inscrição.


Website do Curso:

 www.cecaps.org







Arquivos
TítuloArquivo 
Informações AdicionaisInformações Adicionais.pdf
Informações aos candidatos à bolsaInformações aos candidatos à bolsa.pdf